Páginas

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Novidades de novembro da editora Clube do Autor


De Tom Bissel, jornalista, crítico e autor de várias obras de ficção, distinguido com o Rome Prize da Academia Americana em Roma, Apóstolos é uma viagem profunda e reveladora às origens do cristianismo.

Mesmo sendo o cristianismo uma das maiores religiões do mundo, a verdade sobre a vida e a personalidade dos doze homens que difundiram esta fé mantém-se secreta e misteriosa, perdida entre os mitos que surgiram ao longo de dois milénios. É esta verdadeira história que Tom Bissell procura nesta obra. Quem eram realmente os discípulos? Qual o seu legado? Como nasceu a religião que hoje conhecemos como cristianismo?

Baseado numa rigorosa pesquisa sobre o Novo Testamento e a sua própria peregrinação pelos países onde supostamente se encontram os sepulcros dos Doze Apóstolos, o autor dá resposta a estas e outras perguntas. Escrito de forma empática e com uma invulgar perspicácia, Apóstolos é um livro original e esclarecedor que agradará a todos os que se interessam por religião e história.

"Um livro cativante sobre as histórias que cresceram obstinadamente à volta dos que eram mais próximos de Jesus." The Guardian

* * *

Publicado pela primeira vez em 1857, Madame Bovary, que nesta edição conta com prefácio de Clara Ferreira Alves, gerou grande polémica por causa dos temas abordados e da linguagem ousada. Viria a abrir o caminho ao romance moderno, tornando o autor, Gustave Flaubert, uma referência incontornável na história da literatura.

Ema Bovary é uma jovem bonita e requintada para os padrões provincianos da sociedade em que vive. Presa num casamento que a aborrece, aspira às grandes emoções que encontra nas páginas dos livros que lê compulsivamente. A vida, o marido e a sua imaginação não são suficientes; arranja um amante, e mais outro, mas nenhum é capaz de satisfazer os seus anseios. Revoltada com a sua vida, Ema perseguirá os seus sonhos, com consequências trágicas.

Madame Bovary é um romance atual sobre uma mulher iludida pelos livros e que tenta fugir ao tédio da realidade, do seu casamento e da sua família através de uma série de adultérios e de compras compulsivas.
* * *

A estes livros junta-se uma nova edição do romance de José Manuel Saraiva, As Lágrimas de Aquiles. Baseado nas experiências do autor na Guerra do Ultramar, o livro ficciona sobre o amor, a saudade, a guerra e as escolhas que se tornam a nossa vida. Ou que acabam com ela.

A Guerra Colonial tinha acabado há mais de 20 anos quando o ex-alferes Nuno Sarmento decide voltar à Guiné, numa busca do seu passado perdido. Nas matas onde viu morrer e foi morrendo, onde se faziam emboscadas e ataques, encontra apenas o desgosto e as lembranças mais dolorosas de uma guerra sem causa clara, em que parece que se perdeu mais do que se ganhou.

Apenas um jovem estudante da Universidade de Coimbra quando tinha sido chamado às fileiras, deixara em Portugal a esperança de um futuro melhor e um amor à espera. Ao voltar do Ultramar, o amor já não esperava e ele próprio já não era o mesmo. Só tinha encontrado esquecimento, desilusão e a insistente dúvida sobre se tudo teria valido a pena.

A guerra tinha acabado, era certo; mas, dentro dele, não existiam tréguas.

Sem comentários:

Enviar um comentário