Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

"O Clube de Fãs", de Irving Wallace

Um grupo de 4 homens, liderado por Adam Malone, decide raptar Sharon Fields, uma estrela de cinema em ascensão, conotada com o rótulo de "símbolo sexual" do momento.
A ideia é simples: apresentarem-se, conhecerem Sharon e convencê-la a fazer amor com cada um dos 4, por sua "livre e espontânea vontade".

A ideia é má é o primeiro pensamento que cada leitor tem de imediato. E é má, porque desde logo partem do pressuposto errado que efectivamente Sharon é tal e qual como as personagens que interpreta no grande ecrã. Adam Malone tem reunidas entrevistas em que é "assumido" que Sharon tem o sonho de ser possuída por homens simples e anónimos.

O auto-intitulado "Clube de Fãs" é composto por Shively, um mecânico, solteiro e com uma personalidade bastante violenta, Yost, um vendedor, antiga estrela do futebol universitário, casado e com dois filhos, Brunner, o mais velho do grupo é um contabilista apagado, casado desde sempre e mais reservado e o já referido Malone, escritor e funcionário de um supermercado para pagar as contas.

O plano, delineado ao pormenor, começa a dar errado logo no 2.º dia, quando Shively viola Sharon... que, a partir daí, começa a traçar o seu plano de fuga, socorrendo-se do seu talento na representação.

É um belo livro, com 700 e qualquer coisa páginas. Sem ser genial, lê-se bastante bem, especialmente porque queremos saber como Sharon se "safa". O que achei mais difícil de assimilar foram a meia-dúzia de páginas em que é descrita a 1.ª violação.

Segundo a Wikipédia, Irving Wallace escreveu cerca de 19 romances, sendo que "O Clube de Fãs" data de 1974. Mais aqui.

A edição que li já não tinha capa, por isso "saquei" deste mundo que é a Internet, uma página simplesmente indicativa. Imagem retirada daqui.

4 comentários:

  1. Policiais como já não se escrevem: Irving Wallace tornou-se conhecido em Portugal com 'O Prémio', um livro que mexeu com algumas consciências e alguma tradicionalite doentia.

    Beijinhossss

    ResponderEliminar
  2. Pois eu li rigorosamente o livro que tinha esta capa :)
    Se conseguires encontrar aconselho-te o «Sete minutos» uma obra polémica dele mas que gostei imenso.

    ResponderEliminar
  3. Só agora notei que nunca escrevi aqui sobre "O Salão Dourado" do mesmo autor.

    "O Clube de Fãs" é o 2.º livro de Irving Wallace que li e gostei bastante.

    O Meu Sofá Amarelo e Dark Phoenix, registei as vossas sugestões...

    Beijos a ambos!! :))

    ResponderEliminar
  4. muito massa o livro nossa prende muito o leitor,pra min o melhor até hoje,fiquei uns dois dias impressionado com o final, nossa fiquei uns dois dias pensando no brunner e no yost e o malone.o que eu li tinha 568pgskkkkkkk

    ResponderEliminar