terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Meridiano de Sangue

Ando com um livro pendurado. Não é fácil de ler. Ou sou eu que não tenho andado com muitas energias para me dedicar inteiramente àquele que é o meu maior prazer (e vício): ler.

O livro é 'Meridiano de Sangue'. E na contra-capa reza o seguinte:

Um jovem que vaga pelo sul dos Estados Unidos acaba por se unir a um grupo de aventureiros que pensam fazer razias em território mexicano. Quando o bando é dizimado por Comanches, o rapaz é obrigado a atravessar um deserto até chegar à cidade de Chihuahua, onde é levado para o presídio. É então que é recrutado para uma expedição comandadda pelo Capitão Glanton, dedicada à caça de escalpes. Sob a prodigiosa influência do Juiz Holden, o grupo vai-se afundando numa espiral de violência, cometendo actos cada vez mais sanguinários...

Sobre o autor: A maior referência que posso dar sobre Cormac McCarthy é que é o autor do livro que deu origem ao galardoado 'Este País Não É Para Velhos', dos irmãos Cohen.

Cormac McCarthy nasceu em Providence, em 1933. É autor de uma obra que abarca os géneros gótico sulista, western e pós-apocalíptico. Outros romances destacados são 'O Filho de Deus', 'O Guarda do Pomar', 'Belos Cavalos' (recebeu o National Book Award em 1992) e 'A Estrada' (recebeu o Pulitzer em 2007). 

Sobre o livro: Harold Bloom, un dos críticos literários mais influentes dos EUA, qualificou este livro, datado de 1985, como (e passo a citar) "a obra imaginativa mais impressionante de todas as dos escritores norte-americanos vivos". 

Trilogia das Jóias Negras

Fantasia é um género de arte que usa a magia e outras formas sobrenaturais como o elemento principal/primário de uma história.


Anne Bishop
É uma escritora de ficção fantástica.

Não sei se são adeptos deste género literário nem o que me podem dizer sobre o dito.

Eu gosto....já sonhei muito e já viajei através deste tipo de ficção...

Anne Bishop é uma desconhecida (minha) e pelas poucas páginas que li...não me vai desiludir.

"Triologia das Jóias Negras é um romance de dark fantasy. Num mundo irreal onde as personagens fazem-nos esquecer a realidade, Anne Bishop consegue fazer-nos delirar com a sua escrita que é fluente e bastante criativa. Com uma imaginação abundante Anne Bishop cria as suas personagens de tal forma reais que parecem ganhar vida em frente dos nossos olhos. Recomendado por jornais literários e já tendo ganho diversos prémios a Triologia das Jóias Negras é para não perder de vista!"

Trilogia das jóias negras
Filha do sangue, Março 1998
Herdeira das sombras, Abril 1999
A Rainha das trevas, Janeiro 2000

Foi uma das minhas prendas de Natal...

SmS

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Venenos de Deus, Remédios do Diabo

Mia Couto nasceu na cidade da Beira, Moçambique. Depois de um início de carreira na área do jornalismo, consagrou-se à literatura. As suas obras, dotadas de um estilo original, encontram-se já traduzidas em várias línguas: holandês, sueco, norueguês, italiano, francês e espanhol. Mia Couto dedica-se também ao teatro e à biologia.
--
Venenos de Deus, Remédios do Diabo

"O jovem médico português Sidónio Rosa, perdido de amores pela mulata moçambicana Deolinda, que conheceu em Lisboa num congresso médico, deslocou-se como cooperante para Moçambique em busca da sua amada. Em Vila Cacimba, onde encontra os pais dela, espera pacientemente que ela regresse do estágio que está a frequentar algures. Mas regressará ela algum dia? Entretanto vão-se-lhe revelando, por entre a névoa que a cobre, os segredos e mistérios, as histórias não contadas de Vila Cacimba – a família dos Sozinhos, Munda e Bartolomeu, o velho marinheiro, o administrador, Suacelência e a sua Esposinha, a Misteriosa mensageira do vestido cinzento espalhando as flores do esquecimento."
--
Ainda estou a saborear esta leitura de capa mole...mas as personagens cativam e muito...
SmS